top of page
  • Foto do escritor99GEO Tecnologia

Inspeção de linhas de transmissão com câmera térmica

No dia 01/11/2016, as equipes da 99geo, 3D Geo, Hexagon Brasil e DroneStore (DJI), realizaram uma prova de conceito para inspeção de linhas de transmissão de energia com DRONES.

O objetivo é identificar o "efeito corona" ao longo da estrutura das torres de alta tensão. Este é um fenômeno relativamente comum em linhas de transmissão com sobrecarga. Devido ao campo elétrico muito intenso nas vizinhanças dos condutores, as partículas de ar que os envolvem tornam-se ionizadas e, como consequência, emitem luz quando da recombinação dos íons e dos elétrons.


Este efeito está associado ao desgaste dos Isoladores e condutores, podendo ainda resultar em interrupção no serviço de transmissão de energia, causando prejuízos a empresa e consumidores.

O DRONE utilizado nesta prova de conceito foi o Inspire 1 da DJI, equipado com a câmera FLIR DJI Zenmuse XT (http://www.dji.com/zenmuse-xt). Com esta câmera é possível identificar as diferenças de temperatura ao longo da linha de transmissão, e como este efeito produz calor excessivo, podemos identificar os elementos que necessitam de manutenção, antes que cause a interrupção do serviço.

Ao término dos testes

será criado um produto para inspeção de linhas de transmissão e oferecido em parceria pelas empresas DroneStore (DJI), fornecendo a câmera FLIR e o drone, a 99Geo e 3DGeo fornecendo os serviços de inspeção, mapeamento e metodologias, e a Hexagon Brasil fornecendo a tecnologia em sistemas de informações geográficas e de processamento de imagens.



Contrate nossos serviços pelo www.99geo.com.br ou pelos telefones (19) 2111.5405, (19) 9.7142.6514 ou (11) 9.8266.0244 whatsapp


bottom of page